Após mais de vinte dias de um exercício humanitário histórico, que envolveu o transporte de materiais, montagem de toda a estrutura e navegação pelo Rio Negro, as balsas da Força Aérea Brasileira (FAB) retornaram ao porto do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN) na última quarta-feira (07/06). A missão, batizada de Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR), foi possível graças ao esforço conjunto de diversas unidades da FAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A mobilização da FAB e os impactos nos cuidados de saúde

hcamp

O Exercício EXCELSIOR significou uma mobilização sem precedentes da FAB para o atendimento especializado em saúde às comunidades das margens do Rio Negro-AM. Durante o período de operações, de 26 de maio a 4 de junho, foram contabilizados 5.300 atendimentos em diversas especialidades médicas. Dentre estas, a odontologia foi a mais demandada, com mais de 800 atendimentos e quase 1.800 procedimentos realizados. Além disso, o Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB realizou 172 exames preventivos de colo de útero, mais de mil exames laboratoriais e de imagem, assim como 83 atendimentos de assistência social e 163 assistências religiosas.

Distribuição de medicamentos e doações

230602 PSI6252 Luan Isaac scaled

Complementando a operação de saúde, a FAB distribuiu quase 15 mil medicamentos doados pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas e pela Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos. Além disso, a Força Aérea realizou a doação de mais de quinhentas peças de roupas e acessórios feitos, em parte, de fardas militares descaracterizadas, em uma iniciativa conjunta com a ONG “Dress a girl”.

Participação de militares e declarações oficiais

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, esteve presente no local, destacando a importância da missão para o cumprimento dos preceitos constitucionais da FAB e ressaltando o “devotamento, o patriotismo e o profissionalismo” dos militares envolvidos. Para o Comandante do Exercício, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, a missão serviu para fortalecer as capacidades logísticas, de saúde e de intendência da FAB, fundamentais para o funcionamento de qualquer força militar.

Estrutura logística e reconhecimento local

DJI 0682 scaled
default

Neste exercício, a FAB transportou, por meio das balsas, a maior estrutura ao longo dos anos, com um comboio de 146 metros de comprimento e 1000 toneladas deslocadas. Segundo a Prefeitura do Município de Barcelos, última cidade atendida pelo EXCELSIOR 2023, a ação da FAB foi de grande importância para a população local, pois havia muitas demandas de saúde reprimidas.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).