O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), em cooperação com a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou na sexta-feira (10/03) uma missão de interiorização para duas famílias indígenas cujos filhos estavam em tratamento no Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, em Boa Vista (RR). Os pacientes, um bebê com pneumonia e um menino de 5 anos diagnosticado com desnutrição, receberam alta médica e retornaram às suas aldeias nas comunidades de Surucucu e Parafuri.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A missão contou com o apoio das aeronaves C-98 Caravan e H-60 Black Hawk da Força Aérea, operadas pelo Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) – Esquadrão Tracajá, e o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano. Devido à vastidão da Terra Indígena Yanomami, que tem tamanho equivalente ao de Portugal, o acesso às mais de 300 aldeias da região requer o uso de helicópteros e aeronaves de pequeno porte de asa fixa.

Nesta semana, cerca de 40 indígenas devem retornar às suas aldeias na Terra Yanomami após receberem alta médica. Desde sua inauguração em Boa Vista, o Hospital de Campanha da FAB, localizado na Casa de Saúde Indígena (CASAI), já realizou 1.759 atendimentos a indígenas, reforçando o compromisso das Forças Armadas com a saúde das populações locais.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).