A contagem regressiva já começou! Em breve, as águas do Velho Chico serão palco da 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco. Durante 10 dias, de 21 a 30 de novembro, 90 renomados pesquisadores de todo o Brasil se reunirão para uma missão especial: compartilhar conhecimento, promover a educação ambiental e levar serviços de saúde às comunidades ribeirinhas. O cenário escolhido para essa grande jornada é o trajeto de 240 km que se estende de Piranhas até a Foz do Rio São Francisco.
Educação e Integração com as Comunidades
Este ano, a Expedição traz uma novidade: o foco especial na educação ambiental. Em parceria com diversas instituições, como o IBGE, ANA, IMA, Marinha do Brasil, Sesc-DF e Semarh-AL, o evento visa ensinar crianças e jovens sobre a importância de cuidar do meio ambiente e utilizar os recursos naturais de forma consciente. Além disso, em cada parada da Expedição, serão realizadas atividades educativas, coleta de amostras para pesquisas e serviços de saúde, incluindo exames e consultas médicas. O objetivo é que, após a Expedição, cada município continue com as ações de educação ambiental, utilizando os materiais e informações compartilhados pelos pesquisadores.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Uma História de Dedicação e Impacto
Desde 2018, as Expedições Científicas do Baixo São Francisco têm como missão gerar políticas públicas baseadas em dados científicos. Ao longo dos anos, o projeto avaliou diversos aspectos da região, desde a atividade pesqueira até o modo de vida das comunidades tradicionais. Mesmo durante a pandemia da covid-19, o trabalho não parou e continuou ganhando reconhecimento e credibilidade. As pesquisas resultaram em publicações importantes, como livros, artigos científicos e cartilhas educativas, que estão disponíveis gratuitamente para a população.
Participe e Acompanhe de Perto!
A 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco é uma oportunidade única para a população local aprender, interagir e se beneficiar das atividades propostas. Todos estão convidados a acompanhar a Expedição pelos meios de comunicação e também a participar das atividades em sua cidade. Não perca essa chance de mergulhar no universo da ciência, educação e saúde nas margens do Velho Chico!
Serviço
A população poderá acompanhar a Expedição pelas principais meios de comunicação e também participar das atividades em sua cidade, seguindo o cronograma abaixo:
21 de novembro: Piranhas-AL
22 de novembro: Pão de Açúcar-AL
23 de novembro: Traipu-AL
24 de novembro: São Brás-AL
25 de novembro: Propriá-SE
26 de novembro: Igreja Nova-AL (povoado de Chinaré)
27 de novembro: Penedo-AL
28 de novembro: Piaçabuçu
29 de novembro: foz do Rio São Francisco e retorno a Penedo
30 de novembro: encerramento em Penedo-AL, no Teatro Sete de Setembro
Para conhecer mais as Expedições Científicas do Baixo São Francisco, acesse a página, confira a playlist no canal da Ufal no YouTube e siga o perfil @expedicao_saofrancisco no Instagram.
Com infos da UFAL