Reunião geral para alinhamento da VI Expedição reuniu pesquisadores de todo o Brasil

A contagem regressiva já começou! Em breve, as águas do Velho Chico serão palco da 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco. Durante 10 dias, de 21 a 30 de novembro, 90 renomados pesquisadores de todo o Brasil se reunirão para uma missão especial: compartilhar conhecimento, promover a educação ambiental e levar serviços de saúde às comunidades ribeirinhas. O cenário escolhido para essa grande jornada é o trajeto de 240 km que se estende de Piranhas até a Foz do Rio São Francisco.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Educação e Integração com as Comunidades

Este ano, a Expedição traz uma novidade: o foco especial na educação ambiental. Em parceria com diversas instituições, como o IBGE, ANA, IMA, Marinha do Brasil, Sesc-DF e Semarh-AL, o evento visa ensinar crianças e jovens sobre a importância de cuidar do meio ambiente e utilizar os recursos naturais de forma consciente. Além disso, em cada parada da Expedição, serão realizadas atividades educativas, coleta de amostras para pesquisas e serviços de saúde, incluindo exames e consultas médicas. O objetivo é que, após a Expedição, cada município continue com as ações de educação ambiental, utilizando os materiais e informações compartilhados pelos pesquisadores.

Uma História de Dedicação e Impacto

Desde 2018, as Expedições Científicas do Baixo São Francisco têm como missão gerar políticas públicas baseadas em dados científicos. Ao longo dos anos, o projeto avaliou diversos aspectos da região, desde a atividade pesqueira até o modo de vida das comunidades tradicionais. Mesmo durante a pandemia da covid-19, o trabalho não parou e continuou ganhando reconhecimento e credibilidade. As pesquisas resultaram em publicações importantes, como livros, artigos científicos e cartilhas educativas, que estão disponíveis gratuitamente para a população.

Participe e Acompanhe de Perto!

A 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco é uma oportunidade única para a população local aprender, interagir e se beneficiar das atividades propostas. Todos estão convidados a acompanhar a Expedição pelos meios de comunicação e também a participar das atividades em sua cidade. Não perca essa chance de mergulhar no universo da ciência, educação e saúde nas margens do Velho Chico!

Serviço

A população poderá acompanhar a Expedição pelas principais meios de comunicação e também participar das atividades em sua cidade, seguindo o cronograma abaixo:

21 de novembro: Piranhas-AL

22 de novembro: Pão de Açúcar-AL

23 de novembro: Traipu-AL

24 de novembro: São Brás-AL

25 de novembro: Propriá-SE

26 de novembro: Igreja Nova-AL (povoado de Chinaré)

27 de novembro: Penedo-AL

28 de novembro: Piaçabuçu

29 de novembro: foz do Rio São Francisco e retorno a Penedo

30 de novembro: encerramento em Penedo-AL, no Teatro Sete de Setembro

Para conhecer mais as Expedições Científicas do Baixo São Francisco, acesse a página, confira a playlist no canal da Ufal no YouTube e siga o perfil @expedicao_saofrancisco no Instagram.

Com infos da UFAL

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).