No dia 31 de outubro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) teve a honra de receber a visita ilustre do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Richard Fernandez Nunes. O motivo da visita era acompanhar de perto o andamento do Exercício AZUVER 2023, um evento de planejamento e condução de operações militares de grande relevância. O exercício envolve mais de 448 militares e 18 Organizações Militares das três escolas de altos estudos militares das Forças Armadas e é coordenado pelo Ministério da Defesa.

Uma Visita Estratégica

Snapinsta.app 397957787 704641838217105 7723403072113699867 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O General de Exército Richard Fernandez Nunes foi recebido com honras pela Diretor de Educação Superior Militar (DESMil), General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa, e pelo Comandante da ECEME, General de Brigada Sergio Manoel Martins Pereira Junior. A visita tinha como objetivo principal proporcionar ao Chefe do DECEx uma imersão no Exercício AZUVER 2023 e demonstrar a importância da estratégia e coordenação nas operações militares.

AZUVER 2023 em Destaque

Durante a visita, o General de Exército Richard e sua comitiva tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Exercício AZUVER 2023. Eles acompanharam uma apresentação detalhada da Direção do Exercício na ECEME, receberam uma explanação do oficial-aluno responsável pelo Comando do Teatro de Operações do Estado-Maior Conjunto Vermelho e visitaram as Forças Componentes envolvidas no exercício.

Cooperação e Estratégia

Snapinsta.app 397864920 687480406443167 3901829355465453523 n 1080

O Exercício AZUVER 2023 é um exemplo vívido da cooperação entre as diferentes escolas de altos estudos militares das Forças Armadas, que trabalham em conjunto para aprimorar suas habilidades de planejamento e condução de operações militares. Essas operações são fundamentais para a defesa da nação e a segurança de seu povo.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).