A Estação Naval do Rio Grande (ENRG) realizou, no período de 15 a 20 de fevereiro, a docagem da Lancha Balizadora Rigel (LB Rigel) utilizando o conceito de roletes infláveis, denominados “airbags”.
Em um trabalho conjunto entre funcionários da iniciativa privada local (Empresa LACEL Soluções Navais) e militares das OMs subordinadas ao Com5DN, esta foi a primeira atividade na história da ENRG utilizando esta nova modalidade de docagem.
Tendo sido objeto de estudo prévio de dois engenheiros daquela Estação, o CC (EN) Dalapé e do CT (EN) Bruno Lima, este novo conceito de docagem se demonstrou adequado, exequível e aceitável, além de bastante econômico se comparado aos custos associados à instalação de infraestrutura para docagens tradicionais, descortinando, assim, a projeção de uma nova, relevante e essencial capacidade àquela Estação Naval para a manutenção fixa robusta dos navios sediados nesta região.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Na atividade ocorrida, foram necessárias a terraplanagem no terreno e algumas adaptações para preparar uma rampa de docagem apropriada nas dependências daquela Estação, possibilitando a utilização dos “airbags”.
O deslocamento da Rigel ainda é considerado modesto, mas por intermédio de um ponderado projeto de investimento plurianual ainda a ser proposto, a ENRG terá condições futuras de docar, por este método, todos os navios estacionados nesta Área de Jurisdição, acarretando em economia de recursos, flexibilidade, disponibilidade de meios e menores prejuízos ao nosso pessoal, por conta de evitar longos períodos de afastamentos da sede para realização de Períodos de Manutenções Gerais.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395