A Estação Naval do Rio Grande (ENRG) realizou, no período de 15 a 20 de fevereiro, a docagem da Lancha Balizadora Rigel (LB Rigel) utilizando o conceito de roletes infláveis, denominados “airbags”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em um trabalho conjunto entre funcionários da iniciativa privada local (Empresa LACEL Soluções Navais) e militares das OMs subordinadas ao Com5DN, esta foi a primeira atividade na história da ENRG utilizando esta nova modalidade de docagem.

Tendo sido objeto de estudo prévio de dois engenheiros daquela Estação, o CC (EN) Dalapé e do CT (EN) Bruno Lima, este novo conceito de docagem se demonstrou adequado, exequível e aceitável, além de bastante econômico se comparado aos custos associados à instalação de infraestrutura para docagens tradicionais, descortinando, assim, a projeção de uma nova, relevante e essencial capacidade àquela Estação Naval para a manutenção fixa robusta dos navios sediados nesta região.

Na atividade ocorrida, foram necessárias a terraplanagem no terreno e algumas adaptações para preparar uma rampa de docagem apropriada nas dependências daquela Estação, possibilitando a utilização dos “airbags”.

O deslocamento da Rigel ainda é considerado modesto, mas por intermédio de um ponderado projeto de investimento plurianual ainda a ser proposto, a ENRG terá condições futuras de docar, por este método, todos os navios estacionados nesta Área de Jurisdição, acarretando em economia de recursos, flexibilidade, disponibilidade de meios e menores prejuízos ao nosso pessoal, por conta de evitar longos períodos de afastamentos da sede para realização de Períodos de Manutenções Gerais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).