O futebol sempre foi uma paixão enraizada no coração do brasileiro. Mas, neste domingo, outra grande paixão nacional se fez presente nos céus: a aviação. Em um espetáculo que antecedeu a tão esperada final da Copa do Brasil, a Força Aérea Brasileira trouxe um show aéreo que deixou todos os presentes no Estádio do Morumbi de olhos voltados para o céu. A responsável por essa apresentação deslumbrante foi a renomada Esquadrilha da Fumaça.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagem ao Pai da Aviação

Snapinsta.app 383208654 18395768236030614 5373866475400246259 n 1080

Mais do que apenas um show aéreo, o sobrevoar da Esquadrilha da Fumaça teve um significado especial. Foi uma forma de homenagear Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, que, além de suas inúmeras contribuições para a aviação mundial, era um grande apaixonado pelo futebol. Ao unir essas duas paixões nacionais em um único momento, a Força Aérea Brasileira reforçou os laços de identidade e orgulho que os brasileiros sentem por suas tradições e heróis.

Abrilhantando a Grande Final

Snapinsta.app 381278888 18395768266030614 3259305831965385813 n 1080

O Estádio do Morumbi, palco de tantas emoções e histórias do futebol brasileiro, foi o cenário escolhido para essa celebração. E, como não poderia deixar de ser, os finalistas São Paulo e Flamengo estavam prontos para dar o seu melhor em campo. Mas, antes do pontapé inicial, todos puderam apreciar a destreza e habilidade dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, que com suas manobras aéreas, trouxeram ainda mais emoção e expectativa para o grande jogo.

Unindo Gerações e Paixões

Eventos como este mostram como é possível unir diferentes paixões e gerações em torno de momentos únicos. Seja você um amante do futebol, um entusiasta da aviação ou ambos, o importante é celebrar e valorizar as riquezas e tradições que fazem do Brasil um país tão diverso e rico culturalmente. E, como diria a própria Esquadrilha da Fumaça ao final de suas apresentações: “Fumaça… Já!”

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).