O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul promoveu, no dia 29 de novembro, na Casa do Marinheiro do Rio Grande, uma Parada Planejada de Segurança de Aviação. O evento teve o propósito de elevar a consciência situacional de todos os militares que participam de operações aéreas no âmbito do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A programação contou com a realização de três palestras abordando os seguintes temas: “Prevenção de acidentes aeronáuticos: a investigação do acidente”, ministrada pelo Capitão de Fragata Rafael Ramos Machado dos Santos; “Consciência situacional nas operações aéreas”, proferida pelo Capitão de Fragata Natalino Edilson da Silva; e “A influência do fator humano nas ocorrências aeronáuticas”, realizada pela Psicóloga de Aviação do Esquadrão HU-51, Primeiro-Tenente (RM2-T) Janaína Silva.

A Parada Planejada fez parte do conjunto de ações relacionadas à gestão de segurança de aviação para a prevenção de acidentes aeronáuticos. Na ocasião, 90 militares presentes renovaram o compromisso compartilhado de zelar pela cultura de segurança operacional nas operações aéreas realizadas entre o Esquadrão HU-51 e todas as OM subordinadas ao Com5ºDN.

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).