Militares da Marinha realizam inspeção naval no Porto de Manaus

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), subordinada ao Comando do 9°Distrito Naval, empreendeu, no dia 5 de janeiro, uma ação noturna em complemento à Operação “Verão 2022-2023”, visando combater o fluxo de embarcações irregulares.

No período noturno, é mais comum o tráfego de embarcações em desacordo com as normas, o que compromete a segurança da navegação. O foco da fiscalização ocorreu no Roadway, conhecido como Porto de Manaus.

Durante as inspeções, as incidências mais registradas foram: excesso de passageiros, a ausência de despacho, a má estivação da carga e a tripulação sem a documentação exigida. Durante as abordagens, os comandantes e a tripulação foram orientados sobre a importância de portar a documentação e os equipamentos de salvatagem.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Marinha estimula a participação da sociedade nas ações que contribuam para asalvaguarda da vida humana e para a prevenção da poluição hídrica. O contato pode ser feito pelo telefone (92) 99302-5040.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).