No dia 09 de maio, o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), realizou o resgate de um homem de 54 anos que sofreu um grave trauma na região pélvica. A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria das Ilhas Marshall, a aproximadamente 230 quilômetros do litoral de Pernambuco.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Acionamento do Esquadrão Falcão pelo COMAE

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão Falcão após solicitação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) e do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO).

Procedimentos do resgate e transporte da vítima

IMG 20230509 WA0075

O helicóptero H-36 Caracal decolou da Base Aérea de Natal às 12h35 com destino a Recife (PE) para realizar o resgate da vítima, que apresentava dificuldades renais e fortes dores. A equipe multidisciplinar da FAB, composta por dois pilotos, um mecânico de voo, um operador de guincho, três homens de resgate (SAR), uma médica e um enfermeiro, realizou a retirada da vítima do navio por meio do içamento com uso do guincho do H-36. Em seguida, o paciente foi transportado para a Base Aérea de Recife (BARF) e encaminhado ao atendimento hospitalar necessário.

Declaração do Comandante do Esquadrão Falcão

Mapa Resgate H 36 1GAV8 09 MAIO 2023

O Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Almeida Cândido da Silva, Comandante do Esquadrão Falcão, falou sobre o resgate, destacando a sinergia entre a tripulação em voo, os militares em solo, o SALVAERO e o SALVAMAR. O Comandante enfatizou a perícia e a coordenação necessárias para o êxito do resgate em navio e comemorou a missão cumprida, que resultou em uma vida salva.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).