A Escola Superior de Guerra (ESG) celebrou, na manhã do dia 30, um importante Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Escola de Guerra Naval (EGN). O acordo tem como objetivo principal estreitar laços entre estas renomadas instituições de ensino e promover a integração entre os setores civis e governamentais na área de Segurança e Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Assinatura do ACT: Uma Parceria Estratégica

Snapinsta.app 405499816 1050050162812917 2788697499011088755 n 1080

O ACT foi assinado em uma cerimônia que contou com a presença de figuras importantes de ambas as instituições, incluindo o comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, e o diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. A mesa de assinatura também teve a presença de outros membros de destaque das duas escolas.

Atividades Planejadas no Âmbito do Acordo

Sob a coordenação do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da ESG e da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação da EGN, o acordo prevê a implementação de uma série de atividades ao longo dos próximos 12 meses. Estas incluem aulas, intercâmbios de docentes e discentes, estágios docentes, simpósios, painéis, conferências, palestras, projetos de pesquisa, publicações, e acesso a recursos como acervos bibliográficos, instalações institucionais, laboratórios e plataformas de ensino a distância.

Impacto e Relevância do Acordo

Este acordo representa um passo significativo no fortalecimento da colaboração acadêmica e prática entre as duas escolas, contribuindo para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais altamente qualificados na área de Segurança e Defesa. A iniciativa visa não apenas a integração entre os setores militares e civis, mas também a promoção do conhecimento e a inovação nessas áreas cruciais.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).