A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, transportou uma réplica do emblemático 14-Bis, o primeiro aeroplano “mais pesado que o ar” a alçar voo por seus próprios meios, símbolo do feito de Santos Dumont. A réplica partiu do Museu Aeroespacial (MUSAL) no dia 22 de junho, chegando à Base Aérea de Brasília (BABR) no mesmo dia.

Aniversário de Santos Dumont: 150 anos

Neste ano, comemora-se o sesquicentenário do aniversário de Alberto Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação. A Força Aérea Brasileira (FAB) organizou diversos eventos comemorativos em todo o território brasileiro e também no exterior, para marcar a ocasião. As informações sobre as atividades podem ser encontradas no site especial da FAB.

Preservando a história da Aeronáutica Brasileira

blank

O MUSAL, criado há 50 anos com a missão de preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, além de enaltecer o pioneirismo de Santos Dumont, disponibilizou algumas peças do acervo histórico do Patrono da Aeronáutica para exposições e solenidades.

Exposição: 150 anos do Pai da Aviação

Com o apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a FAB realiza a exposição comemorativa “150 anos do Pai da Aviação”, que acontece de 28/06 a 30/07, no Salão Negro do Congresso Nacional. Serão exibidas 150 imagens que percorrem a vida, as obras e os valores de Alberto Santos Dumont, além de peças exclusivas, maquetes de aeronaves e réplicas.

MUSAL e as comemorações dos 150 Anos de Santos Dumont

Paralelamente, o MUSAL vem realizando várias reformas e melhorias de seus espaços expositivos, visando o grande evento alusivo aos 150 Anos de Santos Dumont e aos 50 Anos do Museu, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho. Nesses dias, também ocorrerá o tradicional “Portões Abertos”, evento com entrada gratuita com várias atrações e atividades programadas. Além disso, em homenagem ao Pai da Aviação, acontece o Circuito de Corridas Musal Air Run, composto por três etapas que homenageiam três dos grandes inventos de Santos Dumont.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).