No último dia 8 de agosto, a 1ª Companhia de Infantaria, carinhosamente apelidada de “A Guardiã da Energia do Nordeste”, abriu suas portas para uma visita especial. Estudantes e professores da escola Gaudêncio Martins Lisboa, do Projeto Cívico-militar Mirim e da APAE, tiveram a oportunidade única de explorar as instalações e mergulhar na rotina dos militares que ali servem.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecendo o Dia a Dia do Soldado de Caxias

imagem 2023 08 20 092434483

A visita proporcionou aos alunos e educadores uma visão mais próxima da vida militar. Eles puderam conhecer as diversas áreas da 1ª Companhia de Infantaria e entender um pouco mais sobre o cotidiano do Soldado de Caxias. Além disso, tiveram a chance de presenciar a solenidade de início do Campo de Instrução Individual de Qualificação, um momento significativo na formação dos soldados.

O Significado do Dia do Soldado

imagem 2023 08 20 092455982

A iniciativa da visita partiu das próprias instituições educacionais, com o objetivo de enriquecer o currículo dos alunos em relação ao Dia do Soldado. Este dia, celebrado em 25 de agosto, homenageia o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, o patrono do Exército Brasileiro. A data é uma oportunidade de refletir sobre o papel dos militares na história e na sociedade brasileira.

Conexão entre Educação e Militarismo

Eventos como este fortalecem a conexão entre as instituições educacionais e as forças armadas. Proporcionam aos jovens uma compreensão mais profunda do papel do exército e dos valores que ele representa. Além disso, tais visitas incentivam o respeito, a disciplina e a valorização da história nacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).