A Escola de Guerra Naval (EGN), através do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) lançou a nova edição do Projeto Sementes de Futuro em Defesa – TIC – Internet das Coisas. O projeto faz parte do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA).

Na quadragésima edição, são concebidas as sementes coletadas pelo subgrupo “TIC Internet das Coisas”, cujo objetivo é indicar as incertezas, fragilidades e consequências da implantação da Internet das Coisas (IoT) e seus impactos na Segurança e Defesa, assim como as implicações dessa tecnologia para a sociedade como um todo, considerando as particularidades do ambiente cibernético.

TIC – IoT (Vol. 2 Nº 40)

Na última edição do Projeto Sementes de Futuro em Defesa de 2022, gostaríamos de agradecer a todos leitores e esperamos que vocês tenham aproveitado os conteúdos e informações que compartilhamos.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui