Brasília (DF) – No dia 11 de novembro, nas dependências do Clube dos Subtenentes e Sargentos Pandiá Calógeras, em Brasília, ocorreu o XIV encontro de confraternização dos integrantes do Serviço Rádio do Exército, evento que contou com a participação de Radiotelegrafistas Veteranos, os novos telegrafistas formados pela Escola de Comunicações, Chefes, Comandantes, amigos da ativa e da reserva, sendo organizado pela Escola de Comunicações (EsCom).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A confraternização teve como finalidade principal celebrar os 107 anos da criação do Serviço Rádio, conforme Aviso Ministerial Nº 1.243, de 23 de agosto de 1915, do Ministério da Guerra. A atividade serviu também para fortalecer ainda mais os laços afetivos que sempre uniram a família radiotelegrafista, retribuir aos veteranos do serviço rádio a recepção em Brasília dos novos telegrafistas, agraciar autoridades, telegrafistas veteranos e amigos pela imensurável contribuição ao Serviço Rádio do Exército Brasileiro com a medalha comemorativa criada pelos alunos do Curso de Telegrafia da Escola de Comunicações.

O evento contou com a presença do Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, General de Divisão Ivan de Sousa Corrêa Filho, Chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército, General de Brigada Jacy Barbosa Junior, Chefe do Estado-Maior do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, Coronel Flávio José Oliveira de Souza, do Chefe do 7º Centro de Telemática de Área, Coronel Adalziro Antonio de Souza Duarte Junior, do Comandante da Escola de Comunicações, Tenente-Coronel Ênio Correa de Sousa, do Chefe da Divisão de Ensino da Escola de Comunicações, Major Robson Bezerra da Silva, além de chefes de ontem e de hoje da Seção de Rede Rádio e demais militares da ativa e reserva que sempre contribuíram para o sucesso do Serviço Rádio e por consequência das Comunicações do Exército Brasileiro.

Fonte: EsCom

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).