Estão abertas as inscrições para participação na 25ª Edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa – XXV SIGE. O evento, que é promovido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e será realizado no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), ocorrerá entre os dias 26 e 28/09 em formato híbrido, ou seja, de maneira presencial e à distância.

O SIGE tem como objetivo criar um ambiente de troca de experiências entre os setores acadêmicos, industriais e operacionais das Forças Armadas, em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas de Defesa. Inserido na Pós-Graduação do ITA, o Simpósio é organizado pela Comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e conta com a participação voluntária dos alunos de mestrado e doutorado do Programa.

1 scaled

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O corpo de revisores dos artigos submetidos é constituído por integrantes da comunidade científica nacional e internacional, além do setor operacional das Forças Armadas e da indústria, com notório saber na área de Defesa.

Ao longo do evento, serão realizadas palestras plenárias presenciais com personalidades do governo, da academia e da indústria. Para possibilitar o acesso de participantes remotos, as atividades serão também transmitidas pela internet.

Ainda serão apresentadas diversas sessões técnicas com temas voltados à aplicação operacional nas áreas de:  Análise Operacional; Engenharia Logística; Comando e Controle; Defesa Cibernética; Guerra Eletrônica; Sensoriamento Remoto; Sistemas de Armas; Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN); Aplicações Espaciais; Bioengenharia e Tecnologias Quânticas.

2 scaled

Este ano, em parceria com o Comando de Preparo (COMPREP) e com o Comando de Defesa Cibernética (COMDCiber), serão realizados, simultaneamente, o IV Workshop de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), o I Encontro de Tecnologias Quânticas para Defesa e a 2ª Semana de Aplicações Operacionais ao Preparo e Emprego.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site www.sige.ita.br ou durante o evento.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).