O Arsenal de Guerra do Rio (AGR), uma das mais tradicionais organizações militares do Brasil, teve sua representante no renomado Congresso Científico-Técnico de nível internacional, o 7ª Edição do ABM WEEK. A Primeiro-Tenente Engenheira Militar Ana Carolina Accioly Monteiro marcou presença no evento, que ocorreu em São Paulo entre os dias 1º e 3 de agosto. Promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o congresso tem como meta principal fortalecer a competitividade das empresas do setor, além de ser uma plataforma para troca de experiências entre organizações militares e empresas privadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inovação e Troca de Conhecimentos

imagem 2023 08 23 095734253

A Tenente Accioly não apenas representou o AGR, mas também apresentou um estudo inovador sobre blindagem individual. Seu trabalho, intitulado “Caracterização Balística de Compósitos Poliméricos Reforçados com Tecido Sisal e Óxido de Grafeno”, é fruto de um projeto desenvolvido durante sua graduação no Instituto Militar de Engenharia (IME). Além da apresentação, a engenheira teve a oportunidade de participar de debates e palestras sobre temas cruciais da metalurgia, como a influência da Descarbonização na indústria do alumínio e as transformações na indústria siderúrgica brasileira.

Reconhecimento e Compromisso com a Inovação

O AGR não apenas reconhece, mas celebra a destacada participação da Tenente Accioly no congresso. Esta presença reafirma o compromisso da organização em investir em seus quadros técnicos, considerando-os como seu ativo mais valioso. Afinal, é através da inovação e da troca constante de conhecimentos que o Exército Brasileiro continua a se destacar e a contribuir para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).