Nos dias 21 e 22 de agosto, uma comitiva de alto escalão, liderada pelo Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Anisio David de Oliveira Júnior, desembarcou nas cidades de Porto Alegre e Bagé, no Rio Grande do Sul. O objetivo? Realizar uma visita de orientação técnica ao Comando Militar do Sul (CMS). Acompanhado de outros renomados generais, como Jorge Luiz Abreu de O’Almeida Filho e Francisco Eduardo Lima de Medeiros, o General Anisio foi calorosamente recebido pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, e pelo Comandante do 4º Grupamento de Engenharia, General de Brigada José Luis Araújo dos Santos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Demandas e Operações de Engenharia

article 6

A visita não foi apenas uma formalidade. Ela teve um propósito claro: discutir e avaliar as demandas relacionadas às obras militares, patrimônio e meio ambiente na região sob a jurisdição do CMS. Além disso, foi uma oportunidade para apresentar o progresso das operações de engenharia em andamento, como a Operação Guaíba e a Operação Bagé. Durante a visita à Barragem da Arvorezinha, em Bagé, a comitiva pôde testemunhar em primeira mão os esforços do 1º Batalhão Ferroviário de Lages. No auditório do CMS, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir sobre os desafios e conquistas da engenharia militar na região.

Progresso e Reconhecimento

No dia seguinte, a comitiva se dirigiu ao Destacamento Guaíba e às obras de duplicação da BR-116. O General Santos, ao apresentar os avanços, ressaltou a consolidação do 4º Grupamento de Engenharia na área do Comando Militar do Sul. O Chefe do DEC, General Anisio, não poupou elogios ao trabalho desenvolvido, reconhecendo a importância e o valor da engenharia na região.

Perspectivas

article 7
DCIM104MEDIADJI_0092.JPG

A visita técnica ao Comando Militar do Sul reforçou a importância da engenharia militar no desenvolvimento e segurança da região. Com desafios constantes e uma vasta área de atuação, o CMS e seus parceiros continuam a trabalhar juntos para garantir que as operações e projetos sejam realizados com excelência, beneficiando não apenas as Forças Armadas, mas toda a população.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).