Jamsil, Songpa-gu, Seoul, South Korea - January 29, 2022: Aerial and morning view of Lotte World Tower with apartments near Han River

A Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) escolheu o C-390 Millennium da Embraer para o seu programa Large Transport Aircraft (LTA) II. Com essa decisão, a Coreia do Sul se torna o primeiro cliente do C-390 Millennium na Ásia, marcando um avanço significativo da Embraer no mercado de aeronaves de transporte militar na região.

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Detalhes do Contrato e Entregas

A Embraer fornecerá um número ainda não divulgado de aeronaves C-390 Millennium, configuradas de acordo com os requisitos específicos da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF). O contrato inclui não apenas as aeronaves, mas também um pacote abrangente de serviços e suporte, como treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição. O valor total do contrato será incorporado aos pedidos da Embraer no quarto trimestre de 2023.

Ampla Cooperação com Parceiros Coreanos

A Embraer se comprometeu a estabelecer uma ampla cooperação com entidades coreanas, incluindo a fabricação de componentes do C-390 Millennium por empresas locais e o desenvolvimento de um fornecedor local para Manutenção, Reparo e Revisão (MRO).

Declaração do Presidente da Embraer Defesa & Segurança

Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, saudou a adesão da ROKAF ao grupo de operadores do C-390 Millennium, destacando a capacidade multifuncional e a eficiência operacional da aeronave. Ele também enfatizou o compromisso da Embraer em fortalecer as indústrias aeroespacial e de defesa da Coreia do Sul em parceria com empresas locais.

O C-390 no Contexto Global

Além da Coreia do Sul, outros países, incluindo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca, já selecionaram o C-390 Millennium. A aeronave é conhecida por redefinir os padrões de transporte aéreo militar com sua capacidade multimissão, confiabilidade e interoperabilidade. Desde sua entrada em operação, tem demonstrado excelente desempenho e confiabilidade, com uma taxa de disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%.

Versatilidade e Capacidade do C-390

O C-390 Millennium se destaca pela capacidade de transportar cargas significativas (26 toneladas), alta velocidade (470 nós) e ampla gama de missões possíveis. Isso inclui transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. Sua versatilidade permite operações em pistas não pavimentadas, e a versão configurada para reabastecimento aéreo, KC-390, também demonstrou eficácia tanto como tanque quanto como receptor.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).