A data foi celebrada por meio de uma videoconferência, que abordou os produtos e resultados das pesquisas do LSC

O Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval completou, em 1º de março, noves anos de atividades. Subordinado à Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação, o LSC integra civis e militares, congregando dezenas de pesquisadores, desde o nível de graduação até pós-doutorado, de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior, que realizam pesquisas e desenvolvem produtos relacionados aos temas de defesa e de segurança internacional.

No dia 9 de março, ocorreu uma videoconferência com pesquisadores, docentes, Diretor da EGN e com o Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB). No encontro virtual, foram abordados os produtos e eventos desenvolvidos desde a sua criação, bem como os reflexos que essas atividades têm na sociedade, pela ampliação da percepção dos assuntos de defesa no meio acadêmico.

Em 2020, os pesquisadores realizaram mais de mil produções, as quais abrangeram: artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais; apresentações em webinários e seminários; apresentação e mediação de debates em eventos no Brasil e exterior; publicações de resumos em anais de eventos e congressos; desenvolvimento de projetos de pesquisa; participações em simulações de jogos de guerra; artigos publicados no Informativo do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), entre outros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).