A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) celebrou, no dia 22 de novembro, o tradicional “Quebra-Sal” para os Guardas-Marinhas da Turma 2/2023 do Núcleo de Formação de Reservistas Navais da Marinha (NFRN). O evento ocorreu a bordo do Aviso Balizador Betelgeuse, pertencente à Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC).

Experiência Prática em Alto-Mar

Este evento representou uma oportunidade significativa para os Guardas-Marinha, que puderam vivenciar práticas marinheiras operativas durante o embarque. Essa experiência prática é crucial na formação naval, proporcionando aos novos marinheiros uma compreensão direta das operações marítimas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Visita ao Farol do Arvoredo

Guardas Marinha da EAMSC conheceram o Farol do Arvoredo em Governador Celso Ramos SC

Um dos pontos altos do “Quebra-Sal” foi a visita ao Farol do Arvoredo, localizado no município de Governador Celso Ramos-SC. Esta visita permitiu aos Guardas-Marinha apreciar um dos marcos históricos e geográficos importantes da região, integrando conhecimento prático com a rica história marítima local.

Importância do “Quebra-Sal”

O “Quebra-Sal” é uma tradição naval que simboliza a primeira experiência dos marinheiros em alto-mar. Para os Guardas-Marinha, esse evento não só marca um rito de passagem importante, mas também reforça os valores, as tradições e as habilidades essenciais da vida naval.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).