Os 134 candidatos aprovados no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2022 iniciaram sua jornada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Os alunos se apresentaram na Escola, também conhecida como Nascente do Poder Aéreo, para início da realização do Estágio de Adaptação, no dia 15/01. A Organização Militar tem a missão de preparar os alunos para ingresso no Curso de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, além dos militares que integram o efetivo de Corpo de Alunos e da Comissão responsável pelo processo seletivo. Para receber os adolescentes, a EPCAR montou uma grande estrutura, seguindo todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde no combate à COVID-19. Todos os candidatos foram submetidos ao teste rápido antígeno (Swab Nasal), realizado pelos militares do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ).

i2211615301007559O Brigadeiro Daniel falou sobre o quanto é significativa e importante essa recepção, para a Escola e para os alunos, e destacou a preocupação quanto a saúde dos jovens. “A EPCAR preparou-se para receber os novos alunos do CPCAR 2022, mantendo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades, com o objetivo de bem acolher nossos alunos, com a mais absoluta segurança. Estamos proporcionando os meios necessários para que as atividades de adaptação à vida militar possam ser conduzidas em ambiente absolutamente controlado”, disse o Oficial-General.

Os alunos iniciaram o Estágio de Adaptação Militar (EAM), assumindo a condição de estagiários e passando a receber instruções de Ordem Unida, Doutrina e Regulamentos com a finalidade de adaptá-los à rotina militar.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).