Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, abre as atividades do XI INFORMAR

O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes realizou, em 16 de novembro, na Escola de Guerra Naval (EGN), a abertura do Simpósio de Tecnologia da Informação e Comunicações da Marinha – INFORMAR 2022. O evento, cujo descerramento ocorreu no auditório Tamandaré, foi realizado em formato híbrido, com público presencial e com transmissão ao vivo por videoconferência, até o dia 18 de novembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além dos inscritos, diversas autoridades militares compareceram ao evento, dentre elas o Diretor Industrial da Marinha (DIM), Vice-Almirante Amaury Calheiros Boite Junior, o Diretor de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM), Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, o Assessor de Assuntos de Industrias de Materiais de Defesa da Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM), Vice-Almirante Rodrigo Otavio Fernandes de Hônkis, e o Assessor-Chefe da Ciência, Tecnologia e Informaçãoda Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas.

weaw4s6edgr7fht7iuj
Superintendente de Comunicações da DCTIM, Capitão de Mar e Guerra (EN) Fábio Alexandre Leal da Silva, durante a apresentação de abertura do INFORMAR 2022

Em sua XI edição, norteado pelo tema “Tecnologia da Informação e Comunicações: Desafios e Perspectivas”, o Simpósio abordou assuntos de grande relevância para asáreas mencionadas, por meio de apresentações sobre temas como: Defesa Cibernética, Governança de Dados, Redes Móveis, Tecnologia 5G, Lei Geral de Proteção de Dados, Smart Grids, dentre outros.

O INFORMAR, tem como propósito contribuir para a divulgação do estado da arte emtecnologia digital e comunicações, bem como promover o intercâmbio de informações entre as Forças Armadas, de organizações governamentais, do meio acadêmico e do setor produtivo (bens e serviços). Trata-se de um evento aprovado anualmente pelo Conselho de Tecnologia da Marinha (COTIM), organizado pela Diretoria de Comunicações e Tecnologia de Informação da Marinha (DCTIM) e supervisionado pela Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).