Cerimônia em comemoração aos 80 anos da Conferência do Potengi rememora o encontro entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt

O Comando do 3º Distrito Naval participou, no dia 28 de janeiro, da solenidade em Comemoração aos 80 anos da Conferência do Potengi, no  Complexo Cultural Rampa, em Natal, Rio Grande do Norte, RN.  O evento, que contou com a presença do Comandante do 3º Distrito Naval, celebrou o histórico encontro entre o Presidente brasileiro Getúlio Vargas e o Presidente norte-americano Franklin Roosevelt, no Estado potiguar. A conferência resultou na ampliação da participação brasileira no maior conflito armado da História, a Segunda Guerra Mundial.

O cenário da solenidade, às margens do Rio Potengi,  foi marcado pela presença do Navio-Patrulha “Goiana”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

O Rio Grande do Norte deteve significativo papel estratégico por abrigar os esforços de guerra, representados pelas instalações militares da Força Naval do Nordeste, compondo a 4ª Esquadra dos Estados Unidos, instalações essas que, ao passar do tempo, no caso da Marinha do Brasil, deram origem ao atual Comando do 3º Distrito Naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui