A cerimônia em comemoração ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), instituídos no dia 23 de outubro, ocorreu nesta última sexta-feira (28/10), na Escola Superior de Guerra (ESG). Integrantes da ESG, alunos da Escola Municipal Estácio de Sá e demais convidados participaram da formatura e outras atividades especiais, alusivas ao 81º aniversário da FAB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a formatura, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em homenagem à data. Na oportunidade, também houve a condecoração de militares com Medalha Militar.

6e36612a f916 42b0 9d1c 1b40775576de
Comandante da ESG realiza imposição das Medalhas a Militares

53bcb0b5 20ab 4ec3 b775 1c58fb0d6968

Encerrada a cerimônia, todos os participantes foram convidados a acompanhar as atividades previstas para o dia, como a palestra sobre os anos de dedicação à defesa do espaço aéreo brasileiro e a defesa da Pátria pela FAB, realizada pelos estagiários pelo Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da ESG, e as exposições de material militar do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Base Aérea do Galeão e Museu Aeroespacial.

e013818d 3dd0 413d 8cc9 69dc584b8ffd
Exposição de Material Militar resgata parte da história dos 81 anos da FAB

ef665c0d c162 4843 a340 d771c5307fc1

204b4ea8 1f96 4399 bcd1 036010274f87
Alunos da Escola Municipal Estácio de Sá prestigiam cerimônia alusiva ao Dia da FAB

Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Fonte: ESG, por Ten Isabela Costa

Fotos: SO Gustavo

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).