No dia 29 de dezembro de 2021, a Escola de Operações Psicológicas do Exército (EOSE), sediada em Lima, República do Peru, homenageou o Tenente-Coronel de Infantaria Guilherme Marques Almeidaem sua despedida por término de missão. O oficial exerceu a função de instrutor na EOSE no biênio 2020-2021.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento marcou as despedidas formais do Exército Peruano por encerramento da missão de cooperação de instrução do militar brasileiro, iniciada em 6 de janeiro de 2021. A cerimônia foi presidida pelo Coronel EP Emilio Fernando Cohayla Linares, Diretor da Escola, e teve a participação do Adido de Defesa e do Exército junto à representação Diplomática do Brasil no Peru, Coronel Jeandré Magnone Ottoni, além dos demais integrantes da EOSE.

Nas palavras do diretor do estabelecimento de ensino, foi enaltecida a participação do Tenente-Coronel Marques Almeida na formação de especialistas em Operações Psicológicas e Operações de Informação, além de seus aportes doutrinários provenientes da doutrina brasileira.

O Diretor também ressaltou a tradicional integração de militares dos dois países e, em particular, na EOSE, funcionando de forma ininterrupta desde 2004, com participação de 23 brasileiros nas condições de alunos e/ou instrutores, havendo docentes desde 2010, com participação de 6 militares brasileiros nesta condição.

Este intercâmbio é o mais longevo funcionando junto ao Exército Peruano, com 17 anos de duração, excetuando-se a Aditância Militar, com 72 anos, contribuindo de maneira significativa para a integração militar dessas nações.

Durante o biênio da missão, o Tenente-Coronel Marques Almeida participou dos quatro cursos que ocorreram na Escola, sendo dois a cada ano, ministrando disciplinas de Operações Psicológicas e de Operações de Informação a 119 alunos, entre capitães e tenentes-coronéis. Didaticamente, explorou os conceitos por meio de estudos de casos reais e exercícios simulados, simulado de combate, aliando a doutrina à prática.

Nas especializações, o Tenente-Coronel Marques Almeida distinguiu-se entre os seus pares, segundo a avaliação dos instruendos, obtendo primeira colocação na avaliação dos discentes em 2020 e 2021, por ocasião dos quatro cursos. Estiveram envolvidos, no total, 15 instrutores, sendo 6 civis e 9 militares.

A solenidade teve a entrega, pelo Tenente-Coronel Marques Almeida, de uma placa de encerramento da missão e de uma moeda comemorativa pelos 17 anos da integração. O oficial do Exército Brasileiro, por sua vez, recebeu o distintivo de instrutor e um prêmio ofertado pela Escola de Operações Psicológicas do Exército.

Fonte: ADIDEFEX PERU

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).