No último dia 23 de outubro, Manaus foi palco de um encontro especial. O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) abriu suas portas para as Associações de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) de São Paulo e Caxias do Sul. Essa visita proporcionou aos participantes uma imersão profunda, expandindo seus conhecimentos sobre a região amazônica e as operações do Exército Brasileiro nesse território tão essencial para o país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exército e a Amazônia: Uma Relação de Dedicação e Profissionalismo

02

Sob a liderança do Coronel Glauco Corbari Corrêa, Comandante do CIGS, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho incansável realizado pelo Exército na vastidão da Amazônia. Durante a visita, foi possível entender as ações do CIGS na formação dos Guerreiros de Selva, destacando-se a união e o alto nível de profissionalismo de todos os envolvidos.

Resgatando a História da Conquista Amazônica

Um dos pontos altos da visita foi a exploração do Espaço Brasileira Amazônia, que narra a grandiosa história da conquista, desenvolvimento e preservação da região amazônica. Nesse espaço, os visitantes puderam homenagear figuras históricas que tiveram papéis cruciais nessa trajetória, incluindo os bravos Guerreiros de Selva formados pelo CIGS.

Natureza e Tecnologia: O Projeto ZooTech

A experiência foi enriquecida com a visita ao renomado Zoológico do CIGS, onde os participantes puderam ver de perto os resultados impressionantes do projeto ZooTech. Esta iniciativa é apenas uma das muitas formas pelas quais o Exército Brasileiro demonstra seu compromisso com a região, promovendo uma compreensão mais aprofundada da história, dos desafios e da importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).