A capital brasileira, Brasília, foi palco de uma explosão de talento e inovação entre os dias 3 e 6 de outubro. O Desafio Global do Conhecimento, evento que reuniu mais de 500 alunos dos 15 Colégios Militares do país, deu destaque à Feira de Ciências, cujo tema central foi “Ciência e sustentabilidade na construção dos equilíbrios econômico, social e ambiental”. Projetos como o “Criação do Núcleo de Foguetes” e “Sabão Ecológico” mostraram a capacidade criativa e o compromisso dos jovens com um futuro mais sustentável.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mundo CM: Simulando o Futuro

Uma das atividades mais aguardadas do evento foi o Mundo CM, uma simulação dos Órgãos das Nações Unidas. Nessa atividade, os alunos debateram assuntos contemporâneos de relevância global, demonstrando preparo e visão crítica. Daniella Duran Negrão, aluna designada como Secretária-Geral, destacou a importância do evento: “O Desafio Global do Conhecimento marca a vida de todos os participantes. Ser aluno do Sistema Colégio Militar do Brasil vai muito além de estar em uma sala de aula”.

Robótica e Matemática: Desafios e Conquistas

A Olimpíada de Robótica atraiu olhares curiosos e aplausos entusiasmados. Os alunos foram desafiados a programar robôs para simular missões de resgate, e a equipe “Soldados de Jesus” do Colégio Militar de Campo Grande levou o prêmio principal. Já na Olimpíada de Matemática, jovens talentos enfrentaram questões complexas elaboradas por especialistas do Instituto Militar de Engenharia (IME), mostrando que o futuro da ciência no Brasil está em boas mãos.

Cultura em Destaque: Feira Global e Festa Temática

A diversidade cultural também teve seu espaço no Desafio Global. Na Feira Global, os alunos apresentaram tradições e costumes de diversos países, proporcionando uma verdadeira viagem cultural aos visitantes. A Festa Temática, por sua vez, celebrou a arte e a música de várias nações. O General de Brigada Vinícius, ao final do evento, expressou sua admiração e gratidão pelo empenho de todos os participantes.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).