Rio de Janeiro (RJ) – Entre os dias 8 e 15 de novembro, o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) participou da exposição “200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Exército” no Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana (MHEx/FC), visando participar do desenvolvimento do espírito cívico nacional por intermédio de evento integrado às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil no ano de 2022 e de contribuir para o desenvolvimento, na sociedade brasileira, do sentimento da relevância da evolução da Ciência e Tecnologia no Exército Brasileiro no período de dois séculos de Independência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A inauguração da sala de exposição foi realizada com as participaões do Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovações, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, dos antigos Comandantes da Força Terrestre, Generais de Exército Veteranos Gleuber Vieira e Enzo Marins Peri; e do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Guido Amin Naves. O evento também contou com as presenças do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; do Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luís Novaes Miranda, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa; dentre outras autoridades.

Na atividade, o público teve contato com alguns dos projetos desenvolvidos no CTEx, como a Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável (VLEGA CHIVUNK), o Sistema Míssil Superfície-Superfície1.2 AntiCarro (MSS 1.2 AC), o Reparo de Metralhadora AutomatizadoX (REMAX), o Monóculo de imagem térmica OLHAR, o Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM 300, dentre outros. Na oportunidade, os visitantes da exposição puderam conversar com os expositores do CTEx, manusear e tirar fotos com os Materiais de Emprego Militar (MEM).

O Centro Tecnológico do Exército retorna à exposição nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.

Fonte: Centro Tecnológico do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).