O Comando de Operações Terrestres (COTER) é uma das principais unidades do Exército Brasileiro responsável por planejar, coordenar e executar operações terrestres no território nacional e no exterior. Ele é subordinado ao Comando do Exército e é responsável por coordenar a atuação de todas as unidades do Exército envolvidas em operações terrestres, incluindo o Exército de Infantaria, o Exército de Cavalaria e o Exército de Artilharia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O COTER é responsável por garantir a integração e o apoio logístico das unidades do Exército em operações terrestres, bem como por planejar e coordenar o uso das forças terrestres do Exército em operações conjuntas com outras forças armadas e agências do governo. Ele também é responsável por manter a integridade e a capacidade de combate das unidades do Exército, bem como por promover a modernização e o desenvolvimento das forças terrestres.

Além dessas responsabilidades, o COTER também é responsável por participar de operações de manutenção da paz, operações humanitárias e outras missões internacionais, bem como por participar de operações de defesa e proteção do território nacional. Ele é composto por um conjunto de unidades especializadas em diferentes tipos de operações terrestres, incluindo combate, manutenção da paz e operações humanitárias.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).