O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) marcou um importante avanço na capacitação militar, realizando, pela primeira vez, uma série de cursos voltados para missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Em dezembro, concluiu quatro eventos significativos: os cursos de Batalhão de Infantaria, Pelotão de Engajamento, Observador Militar e Oficial de Estado-Maior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cursos Inéditos e Inovação na Capacitação

04 0

Do quarteto de cursos oferecidos, os de Batalhão de Infantaria e Pelotão de Engajamento merecem especial atenção por serem inovadores no Brasil. Estes programas são essenciais para preparar tropas da Marinha do Brasil para possíveis participações em missões da ONU, estando em linha com as atualizações doutrinárias mais recentes da organização.

Curso de Batalhão de Infantaria da ONU (UNIBAT)

O UNIBAT, um curso de três semanas, visa preparar oficiais das Forças Armadas para funções em estados-maiores de unidades de infantaria em missões de paz. Inclui treinamento essencial sobre operações de paz da ONU, enfatizando conhecimentos específicos para o desdobramento de unidades de infantaria.

Curso de Pelotão de Engajamento da ONU (UNEP)

Concluído em 1º de dezembro, o UNEP foca em habilidades para estabelecer um diálogo contínuo com a população civil nas áreas de missão. Com uma composição equilibrada de gênero, o pelotão visa alcançar uma compreensão situacional mais profunda e eficaz em operações de paz.

Preparo para Desafios Globais

Esses cursos são etapas fundamentais para a preparação do Brasil em contribuir efetivamente para a paz e segurança globais. O compromisso do COpPazNav em alinhar-se às diretrizes das Nações Unidas e atender às demandas operativas da Marinha é evidente na rápida implementação desses programas inovadores.

Planos Futuros e Novos Cursos

Comandante Taets, encarregado do COpPazNav, anunciou planos para um novo curso em 2024: o Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate. Além disso, o Centro visa capacitar instrutores para o Curso de Unidade de Desativação de Artefatos Explosivos da ONU, mostrando o dinamismo e a capacidade profissional do COpPazNav.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).