Entre os dias 13 e 24 de março, o Comando Militar da Amazônia (CMA) promove o Estágio de Área de Comando e Controle (C²), conduzido pelo 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (1º B Com Sl). O estágio visa nivelar, difundir e reciclar conhecimentos relacionados à Função de Combate “Comando e Controle” na área de atuação do CMA. Os militares que participam do estágio estarão capacitados a atuar como assessores em Grandes Comandos, Grandes Unidades e Organizações Militares diretamente subordinadas ao CMA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conteúdo do estágio

Durante as duas semanas, os participantes receberão instruções sobre fundamentos de Antenas e Propagação, Medidas de Proteção Eletrônica e Cibernética, Doutrina de Comando e Controle sobre o Programa SISFRON, e aprenderão a operar diversos sistemas como o Sistema de Comunicações, Sistema Rádio Digital Troncalizado (SRDT), equipamentos-rádio Motorola, equipamentos-rádio Falcon II e III Harris, Programa C2 em Combate, Programa Pacificador, Instruções para Exploração das Comunicações e Eletrônica (IEComElt), Terminal Satelital SISCOMIS e Telebrás, entre outros.

Organizações Militares participantes

O estágio conta com a participação de várias Organizações Militares, incluindo 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), 7° Batalhão de Polícia do Exército (7º BPE), 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva (12º GAAAe Sl), Parque Regional de Manutenção do Comando da 12ª Região Militar (Pq R Mnt/12), Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), Centro de Formação de Reservistas (CFR), 1º Pelotão de Comunicações de Selva (1º Pel Com Sl), 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), 2º Pelotão de Comunicações de Selva (2º Pel Com Sl), 16º Pelotão de Comunicações de Selva (16º Pel Com Sl), Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá / 61º BIS) e 17° Pelotão de Comunicações de Selva (17º Pel Com Sl).

Estgio Cmdo e Controle 01

Estgio Cmdo e Controle 02

Estgio Cmdo e Controle 03

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).