Durante a celebração, a Bandeira Nacional foi hasteada ao meio-dia

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) realizou, no dia 18 de novembro, a cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, na Base Naval de Val de Cães (BNVC), em Belém (PA). Presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Com4ºDN, Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior, a cerimônia contou com a presença de militares de todas as Organizações Militares (OM) da área Belém, servidores civis da Marinha do Brasil, além de alunos da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almirante Guillobel e do Grupamento de Escoteiros do Mar de Belém.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Como tradição, todos os dias, a Bandeira Nacional é hasteada às 8h, e arriada ao pôr do sol, em todas as OM da Marinha. No Dia da Bandeira, além do hasteamento diário, acontece outro ao meio-dia. A tradição marinheira também prevê que as bandeiras utilizadas durante o ano anterior sejam incineradas durante a cerimônia do Dia da Bandeira. A incineração foi conduzida pelo Caverna-Mestra (expressão que designa o militar que há mais tempo serve em uma organização militar) da BNVC, o Suboficial Max da Silva Gama.

Durante a cerimônia, a Banda de Música do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas executou o Hino Nacional e o Hino à Bandeira, sendo o Pavilhão Nacional saudado com salvas de 21 tiros de canhão.

Ao final, o Contra-Almirante Carlos Roberto entregou Bandeiras Nacionais à Escola Almirante Guillobel e ao Grupo de Escoteiros do Mar, para que estas instituições possam mantê-las hasteadas em suas sedes no ano de 2023.

contra almirante carlos roberto faz entrega de bandeira a escola almirante guillobel
Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior faz entrega de
Bandeira à Escola Almirante Guillobel
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).