No dia 14 de fevereiro, o Comando da Sexta Região Militar (Cmdo 6ª RM) realizou Visita Institucional ao Fórum Ruy Barbosa, situado no campo da Pólvora, em Salvador.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, acompanhado de comitiva composta de oficiais do Estado-Maior do Cmdo 6ª RM e das Assessorias Parlamentar e Institucional foram recebidos pelos desembargadores Lindivaldo Rachid Brito e Baltazar Miranda Saraiva, além da juíza Cenina Saraiva Miranda e do advogado Carlos Augusto Sampaio, os quais abordaram aspectos históricos e curiosidades sobre Ruy Barbosa, o prédio, sua construção e importância.

WhatsApp Image 2023 02 16 at 101413 AM 3

Após a ambientação foi realizada uma visita às instalações, contemplando áreas com o acervo cultural da justiça Baiana, como a linha do tempo, o Tribunal do Juri Advogado Cosme de Farias, o Museu contendo peças e mobiliário histórico, a Galeria de Antigos Desembargadores, a Biblioteca e visita à Cripta onde encontra-se o corpo de Ruy Barbosa, local onde o Cmdo 6ª RM prestou sua homenagem com a deposição de corbélia de flores, reverenciando um dos mais célebres brasileiros de todos os tempos, um patriota à frente de seu tempo.

WhatsApp Image 2023 02 16 at 101413 AM 5

Ruy Barbosa De Oliveira nasceu em Salvador, no ano de 1849. Como cidadão teve decisiva participação em diversos episódios da história de nosso País. Destacou-se por sua participação a convite do Barão do Rio Branco, como delegado, na Conferência da Paz em Haia, cidade da Holanda, no ano de 1907, onde obteve sua consagração mundial defendendo o princípio da igualdade dos Estados evitando, desta forma, estimular a corrida armamentista, recebendo por tal episódio a alcunha de “Águia de Haia”. Ruy Barbosa teve papel decisivo na entrada do Brasil na 1ª Guerra Mundial e após o início da mesma ajudou a promover eventos beneficentes para a manutenção da Missão Militar Médica Brasileira, que mobiliou o Hospital de Campanha em Paris.

Foi coautor da Constituição da Primeira República, atuando na defesa do Federalismo, na promoção dos direitos e garantias individuais, sendo ainda o criador da Primeira Bandeira do Brasil Republicano.

Como político foi deputado e senador, defendendo o abolicionismo e sendo opositor do comunismo, o qual julgava ser “a invasão do ódio entre as classes” e uma ameaça à liberdade cristã, sendo ainda contrário à vacinação obrigatória, pois a classificava como possível condutor da moléstia.

No campo do jornalismo e literatura foi diretor do Diário da Bahia, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 10, e autor de obras como o discurso “Oração aos Moços”.

Por seu destacado papel, o Comando da 6ª Região Militar reverencia a memória de Ruy Barbosa por sua importância como advogado, jurista, político, diplomata, jornalista, orador e escritor, servindo de exemplo a toda uma nação.

WhatsApp Image 2023 02 16 at 101413 AM 1

Fotos: Sd EP Rui Beni – Seção de Comunicação Social do Comando da 6ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).