Reunião do GT Interforças

A Marinha do Brasil (MB) participou, no dia 30 de junho, da Reunião anual do Grupo de Trabalho Interforças (GTI) do Setor Cibernético. O GTI teve como objetivo coordenar as atividades do setor em um ambiente conjunto e sinérgico. Os trabalhos desenvolveram-se nas dependências do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), localizado no Forte Marechal Rondon, em Brasília (DF). Estiveram presentes Oficiais da MB, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), além de representantes do Ministério da Defesa (MD) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Durante o encontro, foram debatidos diversos temas de interesse do Setor Cibernético, com destaque para o Sistema Militar de Defesa Cibernética; projetos na área de cibernética, implementados pela Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha e pelo Comando Naval de Operações Especiais; a participação do GSI em atividades e iniciativas na área de segurança cibernética; e as atividades desenvolvidas pela Autoridade Certificadora de Defesa.

A reunião foi presidida pelo Comandante de Defesa Cibernética, um Comando Operacional Conjunto, permanentemente ativado, subordinado à estrutura regimental do EB, e que possui em seu efetivo militares das três Forças.

O evento foi coordenado pelo Estado-Maior Conjunto do ComDCiber e contou com a participação, por videoconferência, da Diretora de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha; do Comandante Naval de Operações Especiais; do Diretor do Centro de Inteligência da Marinha; do Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do MD; e de representante do Estado-Maior da Armada.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui