Em uma manhã marcante para a Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Três Corações, MG, o Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, trouxe sua experiência e sabedoria ao Corpo de Alunos. A visita, realizada no dia 3 de abril de 2024, não apenas honrou a ESA com a presença de um dos mais prestigiados líderes militares do Brasil, mas também serviu como uma ponte entre os futuros sargentos do Exército Brasileiro e as realidades estratégicas e operacionais enfrentadas pelas forças armadas na região Amazônica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O ENCONTRO ENTRE LIDERANÇAS E FUTURAS PROMESSAS

Snapinsta.app 435265073 385554251013319 1275147067467046620 n 1080

Recebido com a pompa digna de sua posição, o General Costa Neves, ao lado do Subcomandante da ESA, Coronel Francisco Rogério Perdigão de Moura, foi saudado pela Guarda de Honra, um símbolo do respeito e admiração que sua figura inspira. Presidindo a formatura geral, o Comandante estabeleceu um tom de seriedade e comprometimento, refletindo os valores que a ESA inculca em seus alunos.

A PALESTRA: UM LEGADO DE CONHECIMENTO E DEDICAÇÃO

O ponto alto da visita foi a palestra ministrada pelo General Costa Neves, na qual ele detalhou a estrutura e os esforços empreendidos pelo CMA na Amazônia Ocidental. Suas palavras não apenas iluminaram o papel estratégico da região para a segurança nacional, mas também destacaram a importância da prontidão, efetividade e critério no cumprimento das missões do Exército Brasileiro em cenários complexos. A experiência compartilhada serve como uma lição inestimável para aqueles que em breve se encontrarão na linha de frente da defesa do país.

O TESTEMUNHO DO TERCEIRO-SARGENTO MAURÍCIO MATIAS

Agregando uma perspectiva prática à visão estratégica do General Costa Neves, o Terceiro-Sargento Maurício Matias, do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv), compartilhou sua vivência nas atividades e missões peculiares às unidades de prontidão do CMA. Seu relato sobre o adestramento constante em Operações na Selva, Aeromóveis e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) reforçou a importância do preparo físico e mental para o sucesso nas missões militares.

UMA VISITA QUE DEIXA LEGADO

A passagem do Comandante Militar da Amazônia pela ESA foi imortalizada em sua visita ao Espaço Cultural Duque de Caxias e na assinatura do Livro de Honra da Escola, gestos que simbolizam a união entre o passado honroso e o futuro promissor da instituição. Essa interação não apenas enriquece o conhecimento dos futuros sargentos, mas também reforça o sentimento de orgulho e a consciência da responsabilidade que carregam.