Campinas foi palco de um reencontro especial nesta quarta-feira (11). O General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, atual Comandante do Exército, retornou à 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (11ª Bda Inf Mec), onde já havia comandado entre dezembro de 2011 e abril de 2013. A visita, repleta de significado, foi marcada por momentos de integração, treinamento e revisão de estratégias.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recepção e Treinamento Físico Militar

article 6 7

A visita teve início com uma calorosa recepção pelo Comandante da Brigada, General de Brigada Agnaldo Oliveira Santos, e pela Guarda de Honra. Mas o destaque foi o Treinamento Físico Militar (TFM), onde o Comandante e seus subordinados treinaram lado a lado. Esse momento evidenciou a liderança do General Tomás e o espírito de corpo que permeia a “Brigada Anhanguera”.

Inspeção e Demonstração de Ataque

article 7 4

O General Tomás fez questão de verificar pessoalmente os equipamentos, armamentos, viaturas e demais materiais da Força Expedicionária Anhanguera, uma força de pronto emprego da 11ª Bda Inf Mec. Além disso, assistiu a uma impressionante demonstração de um ataque em ambiente urbano, que contou com a participação da viatura blindada Guarani.

Palestras e Visão para o Futuro

A visita também foi marcada por momentos de troca de experiências e visões para o futuro. O Comandante proferiu uma palestra para Generais e Oficiais Superiores, enquanto o Adjunto de Comando, Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston, dirigiu-se aos subtenentes e sargentos, discutindo responsabilidades e desafios dos graduados no Exército. Além disso, o Comandante de Defesa Antiaérea do Exército, General de Brigada Marcos José Martins Coelho, apresentou as capacidades do “Comando General Samuel Teixeira Primo”, reforçando a importância da Artilharia Antiaérea no Exército Brasileiro.

article 8 5

A visita do General Tomás à 11ª Brigada faz parte de uma série de inspeções às organizações militares do Comando Militar do Sudeste (CMSE), demonstrando o compromisso contínuo do Exército em acompanhar e aprimorar as atividades das tropas em todo o país.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).