Brasília (DF) – O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, participou de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal. A reunião também contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exposição de características e necessidades das Forças Armadas

article 10 1

A audiência teve como objetivo possibilitar que os comandantes das três Forças expusessem as características, potencialidades e necessidades de suas instituições aos parlamentares que integram a Comissão. Durante a reunião, o General Tomás discorreu sobre a estrutura do Exército e detalhou alguns dos Programas Estratégicos da Força. O Comandante também apresentou números que caracterizam a atual situação do Exército e apontou conquistas, desafios e necessidades da Instituição.

Prontidão da tropa e abordagem estratégica

O General abordou a prontidão da tropa no apoio à população, exemplificando com o caso das enchentes que atingiram São Sebastião (SP). Ele também comentou sobre a abordagem estratégica do Exército, baseada nos princípios de Presença, Cooperação e Dissuasão. Após sua explanação, o Comandante respondeu às perguntas dos parlamentares presentes na Comissão.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).