A Baía de Todos-os-Santos, localizada no estado da Bahia, é palco de uma das travessias marítimas mais movimentadas do Brasil. Ligando as cidades de Salvador e Itaparica, o Ferry-Boat “Anna Nery” desempenha um papel crucial no transporte de passageiros e veículos. No dia 23 de agosto, essa embarcação icônica iniciou um novo capítulo em sua história: foi docada na Base Naval de Aratu (BNA) para passar por uma série de reparos e manutenções.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes da Manutenção

Com uma previsão de 57 dias para a conclusão dos serviços, a manutenção do “Anna Nery” é extensa e detalhada. Entre as atividades programadas estão o comissionamento de motores, o jateamento e pintura do casco, reparos estruturais e a substituição dos anodos. A BNA, com sua expertise e infraestrutura, fornecerá suporte em diversos aspectos, como serviços de docagem/desdocagem, fornecimento de energia elétrica, água doce e outras facilidades industriais, como guindaste e empilhadeira.

A Importância do “Anna Nery”

Pertencente à empresa Internacional Travessias, o Ferry-Boat “Anna Nery” é uma embarcação que, desde sua inauguração em 2011, tem sido fundamental para a mobilidade na região. Com capacidade para transportar 800 passageiros e 76 veículos, sua manutenção não só garante a segurança de todos a bordo, mas também a eficiência e rapidez na travessia entre Salvador e Itaparica.

A Base Naval de Aratu: Compromisso e Eficiência

Classificada como uma Organização Militar Prestadora de Serviços Industriais (OMPS-I), a BNA tem uma longa trajetória de excelência no apoio logístico, manutenção e reparo de navios. Seja para embarcações próprias ou de clientes externos, a Base demonstra, mais uma vez, sua prontidão e compromisso em garantir que as operações marítimas na Bahia ocorram com máxima segurança e eficiência.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).