O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, realizou mais um evento do Ciclo de Palestras de 2022 em comemoração ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. Agora, foi a vez da “Turma da Sucata” conhecer as novidades e perspectivas para o futuro da Organização.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o evento, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior discorreu sobre vários temas importantes, entre eles, o contexto geopolítico mundial, projetos em andamento e futuros – que deixarão a FAB em condições mais próximas das grandes potências – e a importância do investimento no setor espacial.

i22101119130908615Além disso, enfatizou a necessidade de foco na atividade fim da Força Aérea. “Nós temos que ter em todos os níveis, sejam militares veteranos ou da ativa, o entendimento sobre a real importância em manter o foco na atividade fim de defesa da pátria, sem deixar de lado o apoio ao homem”, destacou.

Com o objetivo de aproveitar ao máximo esse contato com os Veteranos e deixá-los informados sobre todos os assuntos importantes da FAB, inclusive em relação aos serviços disponíveis para esses militares, assuntos como a melhoria no desenvolvimento do sistema de saúde, também foram abordados pelo Comandante. “Hoje o lema do nosso sistema de saúde é acolhimento e fila zero. Todos os militares que trabalham no sistema de saúde falam isso todos os dias, o grito de guerra deles virou isso”, ressaltou.

i22101119130806455O encerramento do evento foi realizado pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, que relembrou histórias marcantes da atuação dos Veteranos e agradeceu ao Comandante pela total dedicação à Força Aérea Brasileira com um trecho do poema “Padrão”, de Fernando Pessoa “…Que, da obra ousada, é minha a parte feita: O por-fazer é só com Deus…”, citou o Tenente-Brigadeiro, em referência à gestão do Oficial-General.

Participaram do evento o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, demais Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares da FAB; bem como Coronéis da Ativa e Veteranos.

Turma da Sucata

Grupo composto por militares da reserva da região de São Paulo, que fizeram de suas carreiras um marco para a Aeronáutica. Os Veteranos reúnem-se periodicamente para relembrar fatos e casos vividos na FAB e também manter aceso o espírito de corpo de seus membros.

Fotos: Sargento Viegas/CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).