Recife (PE) – No último dia 1º de fevereiro, o Colégio Militar do Recife (CMR) conseguiu a classificação para a etapa final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Pela quinta vez consecutiva, o Colégio Militar do Recife é classificado para a última fase da maior feira de ciências do país. Dos 500 projetos selecionados para o estágio virtual, 200 seguem para a etapa final e presencial na Universidade de São Paulo (USP) no período de 20 a 24 de março de 2023. Dos cinco projetos aprovados em Pernambuco, dois são do CMR.

A FEBRACE é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. Tem por objetivos o estímulo da ciência e engenharia em jovens da educação básica, o engajamento de professores no desenvolvimento de práticas inovadoras e a aproximação com as escolas públicas e privadas e as universidades.

Os projetos finalistas do Colégio Militar na FEBRACE são:

– O Uso da Fibra de Paina (Ceiba Pentandra) como substrato de ilhas flutuantes e filtrantes, dos Alunos Renato Wanderley e Marcus Matheus, orientados pela Professora Goretti Cabral;

– E o Carvão Ativado por Micro-ondas a partir do coco verde: a viabilidade desse resíduo como tecnologia no tratamento de efluentes, das alunas Maria Eduarda, Maria Júlia e Giovanna Dias, orientadas pelo Professor Primeiro-Sargento José Antônio.

Fonte: Colégio Militar de Recife



Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).