Membros da Polícia Federal durante visita ao CISMAR

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) recebeu, no dia 1º de julho, a visita de três delegados da Polícia Federal (PF), instituição parceira da Marinha do Brasil (MB). O encontro teve como finalidade identificar novos pontos de sinergia para o incremento da atuação integrada entre as instituições, em especial no combate ao tráfico de drogas nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Coordenador-Geral de Polícia de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas, Delegado de Polícia Federal João Luiz Caetano de Araújo, acompanhado do Chefe da Divisão de Operações de Repressão a Drogas, Delegado de Polícia Federal Luís Eduardo Melo de Castro, e do Coordenador da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, Delegado de Polícia Federal Alexsander Castro de Oliveira, foram recebidos pelo Comandante do CISMAR, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, que os apresentou o Centro de Controle do Tráfego Marítimo, seus principais sistemas de monitoramento, principalmente o Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo. Eles ainda conheceram as instalações e o trabalho realizado pelo Centro Integrado.

Um dos principais temas abordados foi o incremento da cooperação entre as instituições, cujos resultados recentes são fruto da atuação integrada, em prol da Segurança Marítima. O esforço da MB, na busca do desenvolvimento da mentalidade marítima junto aos parceiros estratégicos, estreita cada vez mais os laços entre as instituições.

Os Policiais Federais foram também recebidos pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, pelo Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais (ComOpNav), Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, e pelo Subchefe de Operações do ComOpNav, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).