O Ministério da Defesa, por intermédio da Chefia de Logística e Mobilização (Chelog), promoveu, entre 30 de maio e 3 de junho, o 1º Adestramento em Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHt). O treinamento, que contribui para o constante aperfeiçoamento logístico e operacional das Forças Armadas, permite que os militares estejam sempre a postos para atuar nas mais diversas missões e em defesa dos interesses da sociedade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Realizado no Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM), na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e no Instituto de Medicina Aeroespacial (Imae), no Rio de Janeiro (RJ), o adestramento contou com a participação de cerca de 30 militares das três Forças.

Durante as ações, as instruções teóricas e práticas foram voltados para temas como primeiros socorros e o suporte básico de vida, tais como manter a permeabilidade das vias aéreas; promover uma satisfatória ventilação pulmonar; controlar hemorragias; prevenir o choque; tratar os ferimentos; e preparar feridos para a evacuação.

Protocolo TCCC – Tendo como referência o protocolo TCCC (Tactical Combat Casualty Care) — criado pelo Departamento de Defesa Americano e empregado como padrão de atendimento no campo de batalha —, o adestramento foi dividido em três fases: Cuidados sob Fogo (Care Under Fire – CUF), Cuidado Tático em Campo (Tactical Field Care – TFC) e Cuidado Tático de Evacuação (Tactical Evacuation – Tacevac).

PHOTO-2022-06-06-17-13-41_2.jpg

Por Mariana Alvarenga, com informações da Chelog
Fotos: Divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).