Operadores do CISMAR durante adestramentodo SISTRAM para as Marinhas da Argentina, do Paraguai e do Uruguai

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) realizou, de 14 a 16 de setembro, o adestramento do Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) para as Marinhas da Argentina, do Paraguai e do Uruguai. Denominado ADE-SISTRAM-AMAS, a capacitação do SISTRAM, que é o Sistema Nacional para Compilação do Panorama de Superfície de Interesse, ocorre semestralmente, sendo este o segundo conduzido em 2021, exclusivamente para as Marinhas da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O adestramento tem o objetivo de fomentar o compartilhamento das melhores práticas no monitoramento dos Contatos de Interesse entre Marinhas da AMAS, além de ser uma forma de reforçar os laços de fraternidade e cooperação já existentes nesse ambiente.

O SISTRAM está na versão IV e o Centro de Análise de Sistemas Navais da Marinha do Brasil está desenvolvendo uma nova versão, a qual possibilitará novas funcionalidades, dentre elas, a visualização de derrota das embarcações, classificação de embarcações por tipo, criação de alarmes por áreas ou por embarcações, conversação em tempo real pelos operadores via chat, entre outras.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).