O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) recebeu a certificação ISO 9001:2015 pela empresa SAS Certificadora. O IPqM teve o seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) certificado na atividade de “Pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços tecnológicos, associados a sistemas, equipamentos, componentes, materiais e técnicas, nas áreas de: Sistemas de Armas, Sensores, Guerra Eletrônica, Guerra Acústica, Sistemas Digitais e Tecnologia de Materiais”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Sistema de Gestão da Qualidade é utilizado como uma ferramenta estratégica no IPqM, com o objetivo de aprimorar continuamente os serviços prestados por esta Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Para os clientes do IPqM, a certificação ISO 9001:2015 representa a certeza da qualidade e segurança nos serviços adquiridos.

A certificação ISO 9001:2015 retrata o compromisso da organização na busca pela melhoria da prestação de serviços, dos processos internos, da governança e da comunicação com as partes interessadas. A ISO 9001 é uma norma que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, que pode ser utilizado em qualquer tipo de organização, independente do tamanho e do ramo de atividade.

Para obter a certificação, o IPqM passou por um processo de auditoria externa, que avaliou os procedimentos internos, documentação e práticas adotadas pela organização. A certificação é um reconhecimento internacional da qualidade e excelência dos serviços prestados pelo IPqM.

O IPqM é responsável por pesquisas científicas e tecnológicas na área naval, com foco em sistemas de armas, sensores, guerra eletrônica, guerra acústica, sistemas digitais e tecnologia de materiais. A certificação ISO 9001:2015 reforça o compromisso do IPqM em fornecer serviços de alta qualidade e segurança para seus clientes e parceiros.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).