Governador foi recepcionado pelo Comandante-Geral do CFN
O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) recebeu, em 16 de julho, a visita institucional do Governador do estado do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro, acompanhado do Deputado Federal Márcio Labre e da Deputada Estadual Alana Passos. O Governador foi recepcionado pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares. A visita teve como principal objetivo a apresentação de projetos de inclusão social por meio do esporte e das principais atividades desenvolvidas pelos atletas olímpicos e paralímpicos que treinam nas instalações do CEFAN.
O Almirante Armando relembrou a trajetória da Força no campo da inclusão social e destacou a importância do Projeto Forças no Esporte (Profesp). “O Profesp nos possibilita a descoberta de talentos como a Terceiro-Sargento Vitoria Rosa, da equipe de Atletismo, que está a caminho de Tóquio. Poder dar essa contribuição é muito gratificante para a Marinha”, afirmou o Comandante-Geral, agradecendo a presença do Governador e de sua comitiva. “É uma felicidade muito grande estar com os senhores aqui nesta manhã”.
A programação teve início com uma palestra proferida pelo Presidente da Comissão de Desportos da Marinha e Comandante do CEFAN, Contra-Almirante (FN) Elson Luiz de Oliveira Góis, que destacou, dentre outros tópicos, a presença dos atletas da Marinha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que terão início no dia 23 de julho. “Atualmente são 301 atletas do Time Brasil, com 90 militares das três Forças e 44 da Marinha”, pontuou o Almirante Góis.
blank
Após a palestra, o Governador conheceu algumas das instalações do CEFAN,
como o Ginásio Esportivo Amazônia Azul
O Governador do estado parabenizou a Marinha e o CEFAN pela estrutura e apoio oferecidos aos atletas e os projetos sociais desenvolvidos, além de reforçar a importância do fortalecimento da indústria naval. “Acredito muito na nossa vocação marítima. A indústria naval é fundamental para o nosso Estado. Infelizmente ela foi sucateada ao longo dos últimos anos e milhares de empregos foram dizimados. Hoje, esse jogo mudou. Gostaria de reiterar a parceria e a vontade política de voltar a investir na indústria naval e ter a Marinha como grande parceira é fundamental”, afirmou Castro.
A comitiva visitou, ainda, o Centro Nacional de Levantamento de Peso Olímpico, a Pista de Atletismo, o Parque Aquático e o Ginásio Esportivo “Amazônia Azul”, onde observaram o treinamento de atletas militares dos programas Olímpico e Paralímpico da Marinha, além dos jovens e crianças do Profesp.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).