No período de 25 a 29 de janeiro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) promoveu a segunda fase do Estágio de Atualização Pedagógica (ESTAP), visando apresentar aspectos atuais do processo ensino-aprendizagem na Escola e capacitar os instrutores à metodologia do ensino por competências.

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O Estágio abordou assuntos especialmente relacionados à implementação de práticas didáticas e foi realizado através de trabalhos em grupo, divididos em grupamentos com novos instrutores nomeados e a reciclagem de conhecimento dos antigos instrutores, proporcionando a troca de experiências e ensinamentos. O ESTAP da ECEME ainda contará com uma 3ª fase que ocorre no decorrer de todo ano de instrução, sob a forma de palestras e discussões dirigidas, abordando temas de interesse da Escola para implementação e otimização de práticas pedagógicas nas várias disciplinas que, em não se tratando desta ciência, tenham influência direta ou indireta na atividade de ensino.

Na palestra ministrada aos instrutores, o Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, abordou as técnicas de Ensino e Metodologias que foram ensinadas na Escola ao longo de sua existência, destacando a importância da ECEME para o ensino do Exército, além da formação dos nossos futuros comandantes e líderes. Também ressaltou o privilégio do instrutor em servir neste tradicional Estabelecimento de Ensino, sendo referência para os oficiais-alunos, em conhecimento e atitude, exigindo para tanto, dedicação e preparação nas instruções serem ministradas.

No ano de 2021 a ECEME contará com 54 oficiais-alunos no Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx), 4 oficiais-alunos no Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE), 285 oficiais-alunos nos Cursos de Comando e Estado-Maior (CCEM), sendo 135 no CCEM 2º ano, 136 no CCEM 1º ano, 5 no CCEM para oficiais de Nações Amigas e 9 no CCEM para oficiais médicos. A Escola também contará com 37 alunos matriculados no Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), entre civis e militares.

Durante todo o evento foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia covid-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras, além de ambientes abertos e ventilados.

Fonte: ECEME
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).