blank

Marabá (PA) – No período de 11 a 29 de julho, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) mobilizou cerca de 1.100 militares, 220 viaturas, 54 embarcações e 2 helicópteros HM-4 Jaguar, com a finalidade de certificar as frações que compõem a Força de Prontidão da Brigada (FORPRON). A atividade foi avaliada pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) e acompanhada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER).

Em uma primeira fase, foi realizada a simulação construtiva, também conhecida como “Jogos de Guerra”, que teve como objetivo adestrar os Estados-Maiores do Comando da 23ª Bda Inf Sl e de suas Organizações Militares subordinadas, para simulação de operações de combate, apoio ao combate e apoio logístico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em seguida, os comandantes de companhias, pelotões e grupos de combate passaram pela simulação virtual, com a utilização do software Virtual Battle Space 3 (VBS 3), que possibilitou avaliar manobras das pequenas frações, de forma a melhorar o aproveitamento dos recursos humanos e materiais durante o exercício prático.

Para a Simulação Viva, 3ª Fase da Certificação, a Força-Tarefa 52 BIS (FT 52 BIS), Unidade FORPRON, foi composta por Companhias de Fuzileiros de Selva, Pelotão de Cavalaria de Selva, Seção de Helicópteros, Bateria de Obuses, Seção Antiaérea, Pelotão de Engenharia, Pelotão de Comunicações, Destacamento Logístico, Grupo de Reconhecimento e Vigilância, Companhia de Comando e Pelotão de Polícia do Exército.

Nessa fase, a FT 52 BIS executou diversas ações táticas de caráter ofensivo e defensivo, tais como: infiltração fluvial, através selva e aeromóvel; realização de operações Contra Forças Irregulares e isolamento e investimento de uma localidade, culminando com a conquista de um Ponto Forte.

As atividades transcorreram em Marabá, Itupiranga e Parauapebas, e contaram com deslocamentos terrestres, aéreos e fluviais. Participaram, também, uma fração do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea e do 6º Batalhão de Inteligência Militar, vindos respectivamente de Brasília-DF e Campo Grande-MS.

Após a execução, com êxito, de todas as etapas do processo exigidas pelo Comando de Operações Terrestres, a 23ª Bda Inf Sl esta oficialmente  certificada e permanecerá em situação de prontidão operacional pelos próximos 12 meses, podendo ser empregada a qualquer momento e em qualquer parte do território nacional.

PRONTIDÃO E COESÃO!

SELVA!

blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank blank

Fonte: Comunicação Social da 23ª Brigada de Infantaria de Selva