Rio de Janeiro (RJ) – Em 28 de outubro foi realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), uma cerimônia inter-religiosa, em homenagem aos militares brasileiros falecidos que lutaram bravamente nos campos de batalha da Itália, integrando a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade foi conduzida pelo capelão católico e pelo capelão evangélico do Comando Militar do Leste, com a participação do Sexteto Imperial e da Banda de Música do 1º Batalhão de Guardas. Ao final, foi realizada uma aposição floral junto às lápides dos militares da FEB que morreram na Itália, com a execução do simbólico toque de silêncio.

Presidiu a cerimônia o General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; acompanhado do Vice Almirante José Carlos Mathias, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha; do General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; do General de Brigada Carlos Vinicius Teixeira de Vasconcelos, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial; e do General de Brigada Luis Alberto Cureau Júnior, Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército. A assistência contou com a presença de representações do Exército, da Marinha do Brasil e da Força Aérea, além de convidados civis e militares.

Fonte: MNMSGM

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).