No dia 5 de fevereiro, ocorreu um evento marcante no salão nobre do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), presidido pelo Ministro Silvio Costa Filho, durante o qual foi entregue o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) referente à criação de um canal na Barra Norte. A cerimônia contou com a presença do Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), destacando a importância desta iniciativa para a infraestrutura aquaviária nacional.

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Contribuições do EVTEA para a Navegação na Amazônia

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O EVTEA, patrocinado pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), simboliza um avanço significativo não só pelas potenciais melhorias no fluxo de mercadorias pelo arco amazônico, com um possível aumento no calado de navegação na Barra Norte, mas também por integrar o Plano Geral de Outorgas da ANTAQ. Este estudo enfatiza a relevância de aprimoramentos estratégicos na infraestrutura aquaviária na foz do Rio Amazonas, prometendo impactos positivos diretos e indiretos para o setor.

A Sinergia entre o Setor Privado e o Governo

A colaboração entre o setor privado e o governo, exemplificada pela contribuição da ATP ao desenvolvimento do EVTEA, destaca um modelo de parceria eficaz para o avanço das infraestruturas de transporte no Brasil. A liderança do Almirante Murillo Barbosa, presidente da ATP, foi especialmente reconhecida durante o evento, refletindo uma década de dedicação, profissionalismo e determinação no projeto, enfatizando que “o futuro do Brasil está no mar e passa pelo Arco Norte”.

O Significado do EVTEA

O EVTEA representa um conjunto de estudos destinados à avaliação da viabilidade de novas infraestruturas de transporte ou do aprimoramento das já existentes, focando na relação custo-benefício dos investimentos. A entrega deste estudo é um passo fundamental para garantir que as futuras intervenções na infraestrutura de transporte aquaviário sejam não apenas tecnicamente e ambientalmente viáveis, mas também economicamente justificáveis, assegurando um desenvolvimento sustentável e eficiente.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).