No dia 18 de fevereiro de 2021, no Salão de Honra da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, foi realizada a cerimônia de descerramento do Calco de Operações do 5º Ataque a Monte Castelo, ocorrido em 21 de fevereiro de 1945.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Calco em questão foi concebido dentro do Estado-Maior da FEB, cujo Oficial de Operações era o então TC Humberto de Alencar Castello Branco, o qual assina o documento.

foto 2

O presente Calco ficou guardado pelo ex-combatente e criador do brasão da FEB, o 3º Sgt Ewaldo Meyer, por 74 anos, como uma lembrança da importante participação da Força Expedicionária Brasileira nos combates da 2ª Guerra Mundial.

Este documento histórico foi destinado, primeiramente, ao CPOR-CMSP, sendo recebido pelo Sr. Douglas Ramos, Curador do Acervo e Presidente da Sociedade Amigos do CPOR-CMSP e pelo Comandante daquela Organização Militar, Cel Maurício Máximo de Andrade. Em 2 de dezembro de 2020, eles repassaram, em solenidade reservada, o referido Calco para a ECEME, Estabelecimento de Ensino que tem como patrono o Marechal Castello Branco. Recentenente, o Arquivo Histórico do Exército transportou, armazenou e tratou do documento segundo as normas técnicas vigentes, possibilitando sua inauguração no dia de hoje na ECEME.

A presente solenidade foi presidida pelo Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do DECEx e contou com a presença do Gen Div Jorge Cardoso Martins da DESMil, do Gen Bda Carlos Augusto Ramires Teixeirado DPHCEx e do Gen Bda Marcio de Souza Nunes Ribeiro, Cmt da ECEME.

Durante todo o evento, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia COVID-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras, além de estar o ambiente aberto e ventilado.

Fonte: ECEME

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).